Histórico


A história da família Muricy na medicina é uma das mais antigas de Curitiba e já está na terceira geração.

O Hospital Dr Muricy é uma homenagem ao bisavô do seu idealizador e Presidente, Dr. José Candido Muricy, do qual herdou o nome, o empreendedorismo e o dom da medicina.

José Cândido da Silva Murici nasceu em 31 de dezembro de 1827, na cidade de Salvador, capital da Província da Bahia. Era filho de Joaquim Inácio da Silva Pereira e de Joana Francisca Pereira. Seu progenitor, era um patriota exacerbado, que participou na luta pela Independência; era do grupo de jacobinos que trocaram o nome, por outros ligados à terra. Daí seu ilustre sobrenome Murici, que figura com muito destaque, na história do Paraná.

Formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1852. Na capital do Império o jovem médico ingressou no corpo de saúde do Exército, recebendo a sua patente em 9 de julho de 1853. Em 8 de novembro de 1853, como oficial médico, chegou em Curitiba. Em 26 de abril de 1854 foi nomeado, como vacinador Provincial, pelo primeiro presidente provincial do Paraná o Conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcellos. O cargo equivale o que é hoje o de Secretário Estadual da Saúde.

Dr. Murici, o ilustre baiano, a quem Curitiba e todo o Paraná tanto devem, além de médico, oficial do Exército e vacinador provincial, foi também deputado provincial liberal por três mandatos. Foi condecorado com a Comenda da Imperial Ordem da Rosa. Junto com o Desembargador Agostinho Ermelino de Leão, em 25 de setembro de 1876, fundou o Museu Paranaense.